19.1.04

Shake my baby and pleeease bring her back

Tem uma música do Uncle Tupelo chamada New Madrid - o nome de uma cidade americana - que é uma canção de amor baseada numa analogia com uma história que rolou nessa cidade, em que um rio correu ao contrário, devido a um fenômeno fenomenal desses que acontecem. É do Anodyne, o último disco da banda, quando a banda já era praticamente a primeira formação do Wilco, mais o Jay Farrar, que deu um pitu na rapaziada e lavrou.

No disco quem canta é o Jay Farrar mesmo, mas eu tenho aqui no computador um mp3 do Jeff Tweedy tocando ela no violão num show solo, nesse caso específico num lugar chamado Lounge Ax, que vocês também podem baixar da internet. Tem várias músicas de toda a carreira dele, incluindo algumas músicas do YHF. No entanto, o mais legal desse mp3 é uma piadinha que o Jeff Tweedy conta antes de tocar a canção, na qual ele conta que estava tocando gaita em casa e o filho dele - com 4 anos então - comentou: "-Bob Dylan toca gaita, e papai toca gaita. Mas papai não é Bob Dylan". É um daqueles comentários geniais que só as crianças conseguem fazer, feito o Rei está nu e tal.

Toda vez que eu ouço essa piada eu lembro de Júlia, porque sempre que eu estou tocando alguma coisa em casa ela para o que está fazendo e vem pra junto de mim dizendo "qué tucá". É engraçado que na escaleta e na gaita ela fica cantando umas notinhas porque ela não entendeu ainda que você só precisa soprar. Mas ela está começando a entender como funciona tocar violão.

Isso me faz pensar que, nesse sentido, eu vou ser provavelmente um pai besta mesmo. Outro dia eu estava olhando uma bateria de brinquedo numa loja e descobri que o que estava realmente passando pela minha cabeça era quanto tempo faltava pra eu poder dar uma bateria pra ela. O mesmo vale pra qualquer tipo de brinquedo musical. Pior vai ser se ela tomar gosto mesmo, acho que eu vou me lombrar mais ainda do que eu já me lombro comprando bugingangas musicas pra mim.

Eu não sei, pode ser que ela resolva ser dentista, e aí eu não vou conseguir me divertir comprando maquininha de fazer obturação. Certo mesmo só que nem eu, nem Júlia, nem o Jeff Tweedy e muito menos o Spencer Miller somos o Bob Dylan.

Nenhum comentário: