9.1.04

Discos e mais discos, II (ou III)

Um dos maiores problemas de se ter muitos discos é aquela sensação de que existe ali, no meio daquela profusão de nomes e estilos, alguma coisa à qual você ainda não deu o devido valor. Eu estou aproveitando a minha mudança pra resolver esse problema. Como a gente não alugou um super-caminhão que trouxe tudo de uma vez, até porque precisávamos ver primeiro o que cabe aqui nessa casa, eu estou trazendo meus discos aos pouquinhos. Aí eles ficam numa caixa, e só sai da caixa direto pro tocador.

No momento, eu estou ouvindo um disco que já recebeu toda a atenção que poderia, o Arise do Sepultura. Esse foi o disco que botou o Sepultura no mundo, e também consolidou a posição dos caras como Bam-bam-bans do metal nacional. Eu me lembro de um mini-especial que a MTV fez com aquele show que eles fizeram em frente ao Pacaembu, em que morreu gente e tudo mais, e do clipe de Orgasmatron que saiu desse mesmo especial.

Os quatro caras ainda eram magrinhos, o cabelo do Paulo ainda parecia um Poodle gigante, mas eles já tinham moral pra deixar o Slayer dormindo mais preocupado. No Brasil então, não tinha parelha, nem de longe, por mais que o Sarcófago tentasse fingir que não estava nem aí. E o empresário dos caras na época, por mais absurdo que isso possa parecer, era o Miranda.

Esse disco é o último em que o Sepultura seguiu as diretrizes do metal vigentes na época, como as introduções com tecladinhos, as milhares de partes em uma música só, e os solos caretinhas. As letras descrevendo cenários apocalípticos. Sim, e a falta de baixo na mixagem. Depois eles resolveram arregaçar as mangas e fazer um dos melhores discos de todos os tempos, e também morar fora do país. Mas o Arise marcou época, e até hoje concorre pau a pau com qualquer disco do Bob Marley onde quer que o vinho carreteiro esteja à venda.

Marcou época mesmo. Todo mundo que pegava num violão nos idos de 91 / 92 tocava o riff de Orgasmatron antes de passar pra qualquer outra coisa. Eu mesmo cantarolo volta e meia a introdução de "Murder". Hoje o Sepultura não é tão bom quanto poderia ser, tampouco o Soulfly é uma banda tão legal quanto o Sepultura já foi. A banda brasileira de metal mais respeitada no exterior é o Angra, e todo mundo está bem mais gordo. Qual é o próximo disco mesmo?

Nenhum comentário: