1.10.04

Porque o Zumbi do Mato é a minha banda favorita de todos os tempos

Em entrevista na TramaVirtual

Zumbi do Mato

De onde? Jacarepaguá, Rio de Janeiro

Na ativa desde: 1989

De onde veio o nome? Da necessidade que as pessoas têm de atrelar um significante, vindo do campo proposicional, ao corpo de uma coisa (a significada), ainda que abstrato e emergente (um grupo, assim denominado, mais claramente se afigura algo mais que a soma de seus integrantes).

Integrantes: Ricardo Castro, Löis Lancaster, Henrique Ludgero, Zé Felipe.

Estilo: Fluxus.

Temática: Apesar de termos começado como aquela história de "banda baseada na inépcia para ser engraçada à moda dos filmes thrash de terror", seguimos como uma margem até disso (mesmo porque banda temática é como festa temática, uma chatice), estranhamento inclusive pra não ser mais isso, como acostumaram a nos ver. Aprendemos, de tanto tocar, um pouco de cada instrumento, e continuamos mesmo assim executando algo que as pessoas qualificam de "errado", como aquelas pinturas que os imbecis dizem que até seus filhos fazem.

História: Gosto muito da história de João e Maria.

Bandas favoritas: King Crimson, Frank Zappa, Van der Graaf Generator, Grupo Rumo, Arrigo Barnabé, Elomar, Gentle Giant, Mr. Bungle

Quantos discos? Quais? Três. Menorme, Pesadelo na Discoteca, Adorei a Mesinha (a sair).

Por que fazem música? Porque não gostamos de dinheiro. Senão, faríamos gênero de música, que é o que os comerciantes querem vender, e o público que não quer envolvimento real com a música quer ouvir.

Melhor show: Em 1992, no Cachaça in Concert, ingresso: um litro de cachaça, a ser repartido irmanamente entre as bandas.

Pior show: Para nosso fígado esse também foi o pior show.

Planos para o futuro: Não se preocupar com ele, embora muita gente insista para que o façamos.

Deus ou diabo? Ktulu.

Filme favorito? "Eraserhead", de David Lynch

Programa de TV: "Seinfeld", na falta de coisa melhor

Coisa mais bizarra que já rolou com a banda: Uma vez eu cheguei numa garota muito alta, do tipo que gosto, num show em Ubá. Ela me disse "você com essa banda não pega ninguém."

Um comentário:

Universo Tranquilo disse...

Oi,
Achei essa postagem enquanto procurava conteúdos relacionados ao Zumbi do Mato.
Bacana o blog!
Abraços,
Zuza Zapata
www.zuzazapata.com.br