29.10.07

eu não fui no show da björk

mas queria ter ido. coisas de contenção de despesas, e da vida em geral. tou querendo ir no devo, que não vai ser tão caro, e no police, que tá caro para dedévskis. vamos ver o que rola.

na verdade, assistir a shows deixou de ser, por um motivo ou por outro, uma das minhas principais e preferidas atividades. em recife mesmo, entre festivais com som ruim, casas de show com som ruim, e shows abertos com gente demais (e som ruim), eu me cansei. faz uns seis meses, talvez, que eu oficializei o abandono da minha carreira de PAzeiro. foram cinco anos de diversão e trabalho pesado, quase sempre muito mal-pago, salvo raras e honrosas exceções. isso também me cansou um pouco.

o que é uma pena, porque o momento do vamo-ver, com o artista, é o show. anos e anos ouvindo discos de A ou B não se comparam àquele show fodão que traz consigo lágrimas e euforia. eu me lembro, por exemplo, do show do Faith no More no Geraldão, em 91. ou à primeira vez que eu vi o Sonic Youth, em 93. ou até mesmo ao show banda-cover do Pixies. bom demais, show bom.

por outro lado, tem os memoráveis shows do eddie da fase fabinho-maninho-vieira, cada um caindo pra um lado, e as músicas acontecendo aqui e ali pelo meio. ou shows clássicos da nação zumbi que a minha geração teve a sorte de ver em profusão.

é outra coisa.

22.10.07

citizen times

fernando catatau tem uma banda com um dos dez melhores nomes de banda que existe. ponto. eu me lembro que quem me falou da concepção do 'cidadão instigado' foi ellyne, nos tempos idos de princípio do CAC. eu já conhecia catatau da viagem fantástica que foi o REC-Beat em são paulo em 1994, imediatamente em seguida da micro-turnê do dreadful boys com direito a seqüestro-relâmpago. catatau subiu no palco pra dar uma canja em 'the music' do conservados, e botou a casa abaixo com uma sg vermelha.

ele também fez três grandes discos com sua banda, ou um grande EP e dois grandes discos, como queira, e descobri no yogurt que ele tem um blog. que fala, entre outras, de instrumentos. visita obrigatória.

21.10.07

"Presença"



eu já mandei pra todo mundo. mas botei aqui também. porque É FODA!

18.10.07

interrompemos a nossa programação para um comunicado urgente



num mundo melhor, essa seria uma banda. em ambos os casos, ainda é possível.

16.10.07

eu abri essa janela há umas cinco horas

e só agora voltei aqui pra escrever. estive e estou envolvido em um filme publicitário envolvendo um papai noel. o que quer dizer que já é, mais uma vez, natal. conversando sobre isso na sexta com valéria lucchesi, na fun house, ela comentou comigo que eu era a primeira pessoa no ano a falar alguma coisa relativa ao natal, e que isso oficialmente marca na cabeça dela o início do período natalino. e aí agora eu sentei aqui pra escrever e vi que de várias maneiras o tempo vive voando

querendo de algum modo aproximar-me do grande paulinho da viola e sua infinita série de discussões sobre o tempo em sambas memoráveis, eu acho eu falo muito sobre o tempo aqui nesse meu confessionário virtual. provavelmente sim. vários dos meus leitores bissextos também frequentam esse espaço há muito tempo. eu vivo reclamando que não tenho tempo pra nada, e que também o tempo passa muito rápido, o que é meio que um pleonasmo, que é justamente quando não se tem tempo pra nada que o tempo passa voando mesmo. isso não faz de mim um paulinho da viola, entretanto.

aí outro dia eu estava pensando que a era dos discos está acabando. mais uma vez, é claro. eu fico constantemente divagando com meus próprios botões, ou só com um, o da calça, porque eu tenho usado muito mais camiseta ultimamente, como é que vai ser agora. será que vai ter disco, assim de 10, 12 faixas, daqui a uns 10 anos? porque eu cresci ouvindo disco, leia aqui mesmo há uns dois anos, comprava disco e agora eu baixo disco. minha filha ainda ouve disco, mas o youtube, aparentemente, faz muito mais sentido pra ela.

eu acho genial, tb, o que seria de mim hoje em dia sem ter visto as árveres, o lazier e as raspadinhas do rio. e a propaganda do anemokol. a pessoa pode expressar alguns sentimentos e compartilhar emoções com os camaradas, no youtube. o que eu imagino é como vai ser assim a música regular, pras próximas gerações.

e por falar em gerações, ontem eu comecei a procurar umas coisas na internet sobre uns bancos de som que a gente está usando bastante nesse reclame natalino, e acabei descobrindo um bocado de coisas sobre o Miroslav Vitous, que é o camarada que criou o melhor banco de sons de orquestra que existe, provavelmente. descobri que ele é o mesmo miroslav vitous do jazz (devia ser mesmo, com um nome desses), que fundou o weather report junto com o wayne shorter e o finado joe zawinul, e chegando no weather report, inevitavelmente o camarada chega em jaco pastorius.

jaco pastorius e paul mccartney são duas coisas inevitáveis na vida de qualquer baixista. você pode gostar ou não, não adianta, num momento ou noutro eles vão passar por você. e se você gostar, inevitavelmente alguma coisa de ambos vai parar na ponta dos seus dedos. eu fui doido de tentar chegar aonde o jaco pastorius chegou, ou paul mccartney que o valha, mas que existe alguma coisa dos dois em 'cicarelli' do diversitronica, e em 'o cara feio e sua namorada' do supersoniques, respectivamente, isso humildemente existe.

mas houve uma época em que eu passava uma boa parte das minhas horas disponíveis dependurado no meu baixo sofrendo pra não chegar nem perto de caras como o pastorius, o john entwistle, o larry graham, o luizão maia, o les claypool e o flea. eu até consegui (não sei se ainda consigo), tocar algumas dessas coisas, mas tocar baixo deixou de ser a minha ocupação primordial há algum tempo. toco ainda, quase todo dia, mas não é o meu baixo o principal pagante das minhas contas (apesar de que ele ainda paga algumas).

nessa época, eu queria muito um vídeo que eu baixei ontem à noite. nem é essas coisas todas, mas é interessante ver um cara que tocou baixo como ninguém passando adiante algumas coisas pra que qualquer um possa aprender:

9.10.07

essa é a décima oitava vez na qual o título do post vai ser 'o mundo e as coisas'

{ sexta-feira tem show do joão lavraz + polícia montada, na fun house. vale a pena todo mundo ir. }

{ escrever no meu próprio blog, aparentemente, voltou a ser uma coisa que eu faço com freqüência. }

{ alguém tem que vender pão, e alguém tem que vender produtos de beleza. alguém tem que fazer o reclame. e alguém tem que fazer a música do reclame. é o mundis. e as coisis. }

{ essa semana, o espetáculo 'negro de estimação' estará em cartaz aqui em sp, no espaço dos sátiros, ali na praça roosevelt, junto do cafofo onde a elis cantou na cidade pela primeira vez. quem fez a trilha fui eu mesmo, entre um reclame e outro. ficou bacana, apesar de corrida. }

{ ontem eu baixei uns discos a Maria Taylor, que é uma das metades do Azure Ray. as informações que eu obtive na rede não esclareceram ainda se o Azure Ray acabou mesmo, ou se elas deram um tempo e estão fazendo seus trabalhos solo e volta e meia comendo aquela penosa enquanto dupla cantante. mas na verdade, tanto faz. eu acabei indo atrás de baixar essas coisas porque outro dia eu vi 'O Diabo Veste Prada' na TV com a patroa, e na trilha tem uma música do primeiro disco do AR. e descobri que a supracitada Maria é natural de Birmingham, Alabama, assim como a Emmylou Harris e o meu grande amigo Rick Nance. Birmingham, AL também aparece en passant em um episódio de 'A casa das Bonecas', num momento de infortúnio de um camarada que cruza o caminho do Coríntio. ê mundão véi sem portera. }

8.10.07

let's talk analytics

o google analytics não é definitivamente uma novidade, mas eu só resolvi usar faz umas duas semanas. isso me inscrever, porque só hoje eu fui olhar lá o que foi que rolou. bem divertido. o fantástico é descobrir de onde vieram as pessoas ver o seu site, como por exemplo, alguém do Quênia. Ou da Romênia. mais até do que o que eles estavam procurando no google. já nesse último item, vejamos aqui os mais procurados:


top ten people (in any order) - four of



alan moore - em foto recente



leroy 'horsemouth' wallace - em momento pensativo



josé saramago - em momento alinhado



tony visconti - em momento kassin