13.4.06

gunpowder, treason and plot

bom, eu ainda não toquei nesse assunto aqui, mas eu gostei muito do filme de v de vingança. não sei se foi pelo sentimento de 'já perdeu' que me levou ao cinema - depois de tantos filmes ruins que fizeram a partir de gibis bons - e que me deixou desarmado para a surpresa de ver um filme bem decente, que não abusa tanto dos efeitos especiais, e no qual a essência da história original é preservada.

digo essência, porque assim é que é mesmo. não vou me aventurar pelo assunto para não estragar a sessão de cinema de quem ainda não viu. mas, se levarmos em consideração que o próprio alan moore - que numa prima donna digna de axl rose proibiu que seu nome aparecesse em qualquer material oficial do filme, motivo pelo qual o diretor arrumou um sósia idêntico pra aparecer como figuração numa cena em um bar - admite que 'v' é um trabalho ingênuo e inacabado, podemos admitir que algumas das mudanças na história original foram para melhor.

é claro que, se por um lado o filme é bastante ousado no que diz respeito à política - mutatis mutandis - a pouca sacanagem do gibi desaparece por completo, e se não fosse a cena do bispo lilliman em que natalie portman usa uma saia minúscula, poderíamos deduzir que na inglaterra fascita do filme ninguém trepa nem sai de cima.

no entanto, algumas grandes sacadas merecem atenção, como o fato de a menininha que no gibi aparece rapidamente pixando um cartaz de propaganda governamental ter virado um personagem importante no filme. outra coisa que é linda pra quem leu o gibi são algumas cenas em que determinados quadrinhos são reproduzidos com uma fidelidade absurda.

ao fim e ao cabo, é mais uma questão de cada qual com seu cada qual. muitos fãs radicais não vão tolerar as mudanças feitas na história, muitos vão achar isso, aquilo e aquilo outro e a vida é assim mesmo. eu, de minha parte, gostei.

Nenhum comentário: