11.8.04

Um exemplo a ser seguido

Eu ganhei um presente genial de dia dos pais. A caixa do Pet Sounds, com vários discos extras, onde tem faixas só com as vozes, só com as bases, a mixagem mono original, e uma mixagem em stereo de verdade feita quando a caixa foi lançada. Pra quem gosta de saber como os discos foram feitos, feito eu e meus amigos, não tem presente melhor. Aí eu estava pensando que, dado que a indústria fonográfica é mesmo um vampiro, eles pelo menos poderiam fazer direito, e lançar versões semelhantes do London Calling, White Album, Daydream Nation, etc. e tal. Se bem que pra mim isso ia ser um prejuízo fela da puta.

O que mais impressiona, na verdade, é o disco das vozes. Isso mesmo, o cara desligou todos os canais da base e deixou só as vozes. Se você pensava que os caras cantavam muito, espere até ouvir desse jeito. Aí você vê o verdadeiro tamanho do boné. Porque com a base tem muita nota dobrada por outros instrumentos, aquela massa sonora toda, então boa parte do trabalho genial de harmonização dos caras acaba meio escondido mesmo.

Ouvindo esse disco, você até agradece pelo Brian Wilson ter surtado de vez e parado. Porque se o negócio continuasse do jeito que ia, a terra ia rachar no meio.

Nenhum comentário: