29.8.03

Eu estou em São Luís do Maranhão. Ótima cidade pra testar se os acentos já estão funcionando no meu blog. Silvia (que se escreve sem acento mesmo) me deu um esporro outro dia porque o meu blog não tinha acentos nem cedílias (estou me esforçando mesmo pra mostrar todas as peculiaridades do português nessas poucas linhas). Então aqui vai. Se tudo virar @%$), aí vocês me desculpem.

São Luís é mais próximo à linha do Equador. Portanto o calor é maior. E o babaçu abunda. E bombom de cupuaçu é mais barato e tem em todo o lugar. E tem bombom de bacuri tb. Gostaria muito de saber quem foi o gênio que incluiu o Maranhão na Região Nordeste, uma vez que tudo aqui, inclusive o fato de a Amazônia legal começar aqui do lado, aponta pro Norte.

Estou num cibercafé chamado Poeme-se (é foda, eu sei), rodeado de turistas. Acabei de descobrir que a porra da vendedora que vendeu uma máquina fotográfica pra mim colocou o filme errado e eu provavelmente não tirei foto alguma até agora. Ainda bem que eu já me liguei e botei outro filme, porque vai ter foto pra caralho. Como o mesmo se localiza em pleno centro histórico, vai dar pra tirar novas fotos dessa região. Amanhã eu tiro umas fotos da macumba tb.

Foda é que tinha um fogão à lenha lindo lá no terreiro, e amanhã vai estar de noite e não vai dar pra tirar as fotos do jeito que eu queria. Eu tirei uma foto de um guri de tipo um ano de idade, neguinho, que ia ficar fuderosa, e acho que dançou. Eu não sei, vou tentar revelar esse primeiro filme.

Só que o arrependimento já bateu de não ter trazido uma câmera legal, tem umas coisas que valem o esforço por aqui. Quem sabe pra viagem de Belém em Dezembro eu trago uma.


25.8.03

Eu nao tenho carro e ando de onibus. Mas a necessidade as vezes chama um taxi, e apesar de estar tomando no cu financeiramente, eu me divirto. Nao tenho mais duvidas de que o posto mais alto a que um ser humano pode aspirar e o de taxista. Nada de dono de multinacional, porteiro de zona ou presidente dos Estados Unidos - coitado de quem pleitear este ultimo, na verdade - o emprego mais prestigiado do mundo e o de chofer de praca (leia-se "prassa" e nao placa).

Justamente porque sao os taxistas aqueles homens e ocasionais mulheres que simplesmente sabem de TUDO. Nos ultimos 6 meses, eu aprendi mais com taxistas sobre saude, politica e engenharia do que em diversos anos de universidade e leituras as mais variadas. Plantas que controlam o diabetes, maneiras de controlar o transito do Recife e tudo o que o governo precisa fazer para consertar o Brasil. Nada disso me escapa atraves do convivio com esses profissionais.

Creio que trata-se de uma liga internacional. Nas raras ocasioes em que andei de taxi no estrangeiro, tambem os motoristas de la me revelaram fatos importantes sobre a vida nesse planeta. Todos os segredos da alma feminina, os truques para viver uma vida de fanfarra e ao mesmo tempo nao faltar com a familia, como resolver o orcamento domestico. Eles sabem. Nao e a toa que personagens do nosso cotidiano famosos por seus conhecimentos e experiencias de vida, como o Caco Barcellos, foram taxistas. Foram e maneira de dizer, na verdade, eles ainda o sao. As escondidas, sob um bigode postico, trajando disfarces. Nada e misterio para esses trabalhadores do volante.

Em caso de duvida, consulte sempre um taxista.

22.8.03

Tem momentos em que eu me pergunto aonde estariamos se a internet nao fosse um lugar onde tramitasse tanta besteira. Serio mesmo, imagine quanto a conexao de todos nos seria mais rapida se os servidores do mundo nao tivessem que lidar, todos os dias, com as mesmas mensagens que todos ja recebemos umas duzentas vezes. Entre correntes da felicidade, pedidos de ajuda pra doentes que nao existem e transexuais com um pinto maior do que a maioria dos homens, grande parte do processamento do mundo e desperdicado como quem vai ali e ja volta. Por exemplo, tem uma imagem de um urso polar levando um tombo na neve que eu recebo duas vezes por mes. A mensagem reanimadora que acompanha muda, mas o coitado do urso e o mesmo. Se ele fosse ganhar dinheiro com o uso da imagem, ja seria um urso tropical morando numa ilha particular no Caribe.

Outra coisa que eu me espanto é a mania dos amigos online fazerem festinhas para se encontrarem ao vivo, onde eles acabam conversando sobre a internet. Entao eles falam da vida na internet, e da internet na vida. O engracado e que os nomes continuam os mesmos - "Oi psicodelico47, tudo bem? E ai, ja conseguiu instalar aquele novo programa de download?", e as pessoas nao passam a conviver mais no mundo da carne-e-osso. Elas dao dois beijinhos e so se encontram de novo dali a uns seis meses.

Eu nem posso falar tanto assim, ate porque conheci a mae da Julia pela internet. Tudo bem que por acidente, e que a nossa relacao pela rede so tenha acontecido porque eu estava viajando, mas o precedente ja esta aberto. Eu estou totalmente habilitado pra conhecer e desenvolver uma vida a dois por meio de programas de mensagem instantanea. Vai ver eu sou mais nerd do que quero crer, e o meu destino e so namorar garotas que eu conheci pela rede. Assim eu posso me apaixonar pelas habilidades que elas tenham ao escrever, e pela imagem que elas decidam passar pra mim. E com certeza mais seguro do que ter que encarar a realidade, onde eu posso inadvertidamente me envolver com alguém que goste de Zélia Duncan.

Mas estou tranquilo em relacao ao futuro. Eu li na VEJA que ja chegou no Brasil a grande novidade em termos de estupidez internauta. As flash-mobs, ou aglomeracoes relampago. Um bando de desocupados resolve se encontrar em algum local publico, fazer alguma coisa bastante interessante, como dancar a macarena, e debandar antes que alguem entre eles se de conta de que aquilo nao tem a menor graca. Obviamente, a primeira grande manifestacao do movimento flash-mob foi em Sao Paulo, onde as pessoas estao cada vez mais ligadas ao trinomio casa-carro-trabalho, e onde aventura e ir no shopping Villa-Lobos. Esta demorando a pegar em Recife ou no Rio porque tem praia, fica dificil convencer o povo de que a moda agora e curtir um flash-mob no centro da cidade. Ou mesmo no shopping, onde e mais seguro ser ultrajante.

Estou pensando em organizar flash-mobs tambem. Nas periferias, pro povo menos privilegiado tambem ter a oportunidade de partilhar dessa novidade. Sabe como e, compartilhar o bem que a internet nos faz. O primeiro vai ser em Cavaleiro. O unico problema e que pra chegar la tem que ir de metro, as pessoas se perderiam se fossem de carro. Mas a aglomeracao precisa vir diluida, entao recomendo que as pessoas peguem trens em intervalos de quinze minutos, pelo menos, pra nao dar na pinta. Quando diversos internautas branquinhos e com camisas do coldplay chegarem na Praca de Cavaleiro, e importante se misturar com os locais, senao todo mundo vai saber. Depois a gente expande pra Linha do Tiro, Mata Sete. Podia rolar um ate no lixao de Aguazinha. Essa minha ideia esta fadada ao sucesso absoluto.

19.8.03

"A gente poderia comprar uma casa, com um cachorro e um carro. Ou entao sem cachorro, pra ter menos trabalho. Daquelas com portao baixinho, e uma arvore na frente."

15.8.03

Uma vez que eu resolvi respeitar as peculiaridades do formato blog, aqui estamos nos outra vez. O que me moveu a aparecer aqui e comunicar-me foi um nome. "OS ENTUSIASTAS DA GAITA DE FOLE". Que tal? Se eu nao montasse uma banda com esse nome eu xoxe. Ja montei. Por enquanto sou eu sozinho.

9.8.03

Eu vim avisar que o link do blog da Syl ja esta atualizado. Vao la, ja que eu nao vou. Eu vou e dar banho no nenem.

8.8.03

Eu resolvi escrever de novo porque o meu blog vai aparecer num site entre outros blogs que, de uma forma ou outra, falam sobre música. Um mes e uma semana, ou mais, de intervalo, acho que estou ficando bom nisso. Estou pensando sobre esse blog e acho que talvez seja melhor eu experimentar trabalhar no sistema convencional um pouco, digo, escrever participacoes curtas e frequentes, e nao um texto grande duas vezes por mes, coisa que na verdade eu nunca consegui fazer aqui.

Grande parte desse meu problema com blogs e que eu faco coisas demais. Estou precisando limar uma boa parte delas, creio eu. Desde ontem eu tenho pensado em como fazer isso da melhor maneira possivel, sem deixar ninguem na mao. Talvez esse seja um dos meus grandes problemas, eu fico muito preocupado em cuidar da vida de todo mundo ao mesmo tempo, e nao consigo simplesmente passar algumas obrigacoes adiante, pra pessoas que tambem podem e sabem fazer o que eu faco. Outro problema é a falta de acentos nessa porra desse blog.

Mas por outro lado, essa semana eu gravei um disco de que eu gostei muito, chama-se "Simples" e sao nove faixas de duetos de baixo acustico e bandola, com Junior Areia e Maira Macedo. O baixo acustico e aquele gigante que as pessoas geralmente pensam que e um violoncello, e a bandola e o equivalente da viola na familia do bandolim. O disco homenageia o compositor portugues Carlos Paredes, e foi gravado e mixado em onze horas no domingo passado. Gostei muito mesmo.

A bandola, que tem um dos sons mais bonitos da face da terra, esta sendo revitalizada aos poucos aqui em Recife, atraves do trabalho do Marco Cesar e de pessoas como Maira, ligadas a ele. Digo revitalizada porque até bem pouco tempo, a bandola, assim como o bandoloncelo e o bandolim baixo era relegada a segunda ou terceira voz de orquestras exclusivamente de bandolins, daquelas que gravam grandes sucessos nacionais e internacionais. So recentemente, e aqui, que a bandola voltou a receber destaque como instrumento solista independente, em grupos como o Areia Projeto, que agora fundiu-se com o Grupo de Musica Aberta, e em combinacoes instrumentais variadas.

No mais, a Silvia mudou de blog, mas eu ainda nao sei o endereco novo, entao eu atualizo depois. Vou ligar aqui o meu cronometro pra medir o quanto vai demorar pra eu voltar. Um abraco.