25.8.03

Eu nao tenho carro e ando de onibus. Mas a necessidade as vezes chama um taxi, e apesar de estar tomando no cu financeiramente, eu me divirto. Nao tenho mais duvidas de que o posto mais alto a que um ser humano pode aspirar e o de taxista. Nada de dono de multinacional, porteiro de zona ou presidente dos Estados Unidos - coitado de quem pleitear este ultimo, na verdade - o emprego mais prestigiado do mundo e o de chofer de praca (leia-se "prassa" e nao placa).

Justamente porque sao os taxistas aqueles homens e ocasionais mulheres que simplesmente sabem de TUDO. Nos ultimos 6 meses, eu aprendi mais com taxistas sobre saude, politica e engenharia do que em diversos anos de universidade e leituras as mais variadas. Plantas que controlam o diabetes, maneiras de controlar o transito do Recife e tudo o que o governo precisa fazer para consertar o Brasil. Nada disso me escapa atraves do convivio com esses profissionais.

Creio que trata-se de uma liga internacional. Nas raras ocasioes em que andei de taxi no estrangeiro, tambem os motoristas de la me revelaram fatos importantes sobre a vida nesse planeta. Todos os segredos da alma feminina, os truques para viver uma vida de fanfarra e ao mesmo tempo nao faltar com a familia, como resolver o orcamento domestico. Eles sabem. Nao e a toa que personagens do nosso cotidiano famosos por seus conhecimentos e experiencias de vida, como o Caco Barcellos, foram taxistas. Foram e maneira de dizer, na verdade, eles ainda o sao. As escondidas, sob um bigode postico, trajando disfarces. Nada e misterio para esses trabalhadores do volante.

Em caso de duvida, consulte sempre um taxista.

Nenhum comentário: