8.5.07

é impossível não crer em ti

eu sou católico, por incrível que pareça. mas é verdade. eu também acredito no espiritismo, nas forças da natureza - ou nos orixás, em krishna, no buda, e em mais muitas coisas. acredito em santos e acredito que todos temos o bem, o mal e a neutralidade dentro de nós. mas eu nasci em uma família católica, e fui cumprindo todos os sacramentos até a crisma, que eu também recebi. eu nunca deixei de ser católico quando comecei a ler o baghavad gita, ou a frequentar terreiros pelo brasil afora, e por outro lado também não travei contato com outras religiões só por curiosidade. eu não acho que você precise deixar de ser uma coisa pra ser outra, no campo das crenças, pelo menos. só não dá pra ser flamenguista e vascaíno ao mesmo tempo.

agora, eu discordo de um bocado de coisas que o vaticano prega como sendo parte da linha de conduta de um católico. e não estou nem aí, eu resolvi que eu acredito nisso e sou católico e se o vaticano não quer que eu use preservativos, azeite. assim como quem é careca não está gabaritado a ensinar como se penteia cabelo, eu não vou pedir conselho a um camarada que não pode constituir família sobre quando eu devo fornicar e ter filhos. só que eu concordo com os dez mandamentos - mas até aí eles são mais velhos do que a igreja católica.

aí vem o papa canonizar o camaradinha lá de guaratinguetá. genial. na lista todos os lugares que deram ao mundo santos católicos, eu nunca imaginei a presença de guaratinguetá. sério mesmo. sombrio, em santa catarina, talvez. governador valadares, em minas gerais, vá lá que seja. mas guaratinguetá, eu nunca pensei. nem quando eu fui ver com malu um show do maskavo roots e skank na década de noventa. imaginar que a mesma cidade comporta o suntuoso hotel 'o paturi' e um santo, é fantástico.

sendo que o papa fez parte da juventude hitlerista. aí complica. é certo que todas as religiões em que eu acredito pregam a remissão dos pecados, nessa, no além ou em outras vidas. mas da juventude hitlerista para o posto de sumo pontífice, é remissão demais. se uma quantidade dessas de remissão de pecados fosse aplicado por sobre qualquer penitenciária brasileira, dali sairiam não um ou dois, mas centenas de sãos galvãos. o que, por sinal, é um nome não muito adequado pra santo no brasil. como diria o rei, galvão, eu não vou dizer mais nada.

então, eu não concordo com um papa (ex-?) nazista que parece um pouco demais com o imperador palpatine para eu me sentir confortável. ju pequena mesmo, olhou pra cara dele no habemus papam e disse logo que queria outro.

5 comentários:

Anônimo disse...

pra mim, esse papa é santa!
=)

GK. disse...

Tu visse que ele acabou com o purgatório?

Ou seja, se você morrer e o capeta disser "vinde a mim", você não pode mais nem dizer "peraê pô, deixa eu argumentar".

Pois é amigo, se tu não tiver um "peixe" no céu vai pro inferno com tripa e tudo.

Anônimo disse...

eu ia dizer um monte de coisa, mas quando abriu o comments aqui eu resolvi só concordar.

onde eu assino?

*e julia tá certa. quero outro também.

Anônimo disse...

não, gabi, com o purgatório, não. ele acabou com o limbo.
em tempo: limbo é o lugar para onde vão (ou iam) as criancinhas que morriam sem pecado antes de serem batizadas. agora elas vão para o céu. o purgatório continua firme e forte.

Papai disse...

Ratzinger foi da Juventude Hitlerista da mesma forma que milhares de outros jovnes alemães: à força, e para não ser preso. Tanto que, logo após conseguir começar os estudos teológicos, fugiu do bunker.