30.11.04

As jamais tocadas

Cinco covers que eu nunca consegui tocar de verdade com nenhuma banda

- The Mercy Seat - Nick Cave and the Bad Seeds - Essa o cara precisa ter três culhões pra se aventurar a tocar, então nunca ninguém teve coragem.
- Modern Love - David Bowie - Essa a gente até tirou, mas Gomão se recusou a tocar.
- I am the Ressurection - Stone Roses - Essa a gente tocou, mas a segunda parte, do suingue, ficava uma coxinha da porra.
- Okie from Muskogee - Merle Haggard - Estamos prometendo que vamos tocar essa no diversitrônica, mas não fizemos nada a respeito ainda...
- Tema da Patrulha Estrelar em versão surf - Essa seria um dos carros chefe de um projeto de surf music e raggamuffin que eu e Felipe íamos fazer, o Blowjobs, mas nunca fizemos.

28.11.04

All the right reasons

Da próxima vez em que você se sentir abandonado pelo mundo, roube, baixe ou compre o "Rainy Day Music" do Jayhawks. Você não vai se sentir menos abandonado assim de uma hora pra outra, mas pelo menos vai perceber que todo mundo se sente assim em algum momento da vida, e que isso passa.

26.11.04

We're off to outer space...

Apesar das fuleiragens dos responsáveis pelo som, ontem o show foi muito bom. Os tweeters do som da casa xoxaram muito, mas funcionou. E a abertura com o tema original de "Patrulha Estrelar" foi emocionante.

25.11.04

Bom danado II

Hoje tem show. Às 22h, 22h30, por ali. Na HYPE, que fica perto da Livraria Cultura. Oito reais, cinco com flyer, e pode ser que rolem uns convites. Diversitronica e DJ Ladrão botando todo mundo pra dançar.

19.11.04

A música country só me dá alegrias

Em que outro gênero eu poderia descobrir uma pérola do naipe de "Woman Behind the Man Behind the Wheel", que trata das dificuldades que a mulher de caminhoneiro tem que encarar? E o que falar então sobre "I Take a Drink and Let the Devil do the Rest"?

As minhas teorias quase sempre estão certas

Feito a teoria das dimensões paralelas. O concurso de músicas carnavalescas da prefeitura, por exemplo, é uma boa amostra disso. É um concurso nos moldes antigos, com categorias - no caso cinco: frevo de rua, de bloco, frevo canção, caboclinho e maracatu - compositores, arranjadores, intérpretes e regentes. Estou fazendo uma tabela para tentar descobrir qual o tema mais citado nos arranjos, se é vassourinhas ou o hino de pernambuco, inclusive.

Vão por mim, é outro mundo. Quem disser que não nunca viu as fileiras de compositores sentados no Teatro do Parque, cuidando para que suas queridas composições sejam executadas com o esmero necessário, encarando as vicissitudes dos arranjos e da performance da orquestra como empecilhos necessários à divulgação de sua arte.

E tem também as coreografias. E os intérpretes e suas fantasias. E o locutor, que conseguiu cometer algum erro de pronúncia, pelo menos, em cada música que apresentou, e foram 30, com repeteco de 15 no último dia. Um outro mundo, e um tanto quanto assustador.

18.11.04

Lançamento

A quem interessar possa, hoje vai rolar na torre Malakoff o lançamento do disco "Responde a Roda Outra Vez", gravado por mim e alguns outros pesquisadores no interior de Pernambuco e Paraíba no começo deste ano. Apresentação do Reisado das Caraíbas, e entrada franca. Cd's a venda no local.

17.11.04

I missed the last bus, I´ll take the next train

Estou com uma idéia legal para este espaço editorial. Mais uma maneira de fazer listas interativas. Eu começo e vocês continuam até chegar em 10. O tema é "discos que ficaram mais legais depois que o hype passou". E eu começo com o disco que eu estou ouvindo agora, e que motivou esta participação:


- Is this it - The Strokes

15.11.04

Red lights flashing through the window in the rain

Eu estava comentando com Leo, agora na sessão de pizza que tivemos para encerrar o feriado, que tem alguns discos que o cara precisa ter em todos os formatos possíveis, para poder ouvir sempre que for necessário. Eu pessoalmente teria vários, acho que provavelmente eu acabaria com uma lista de centenas se eu fosse pensar mesmo. Mas com certeza o Harvest e o After The Goldrush estariam no topo dela.

14.11.04

Casa de solteiro

Malu foi pro Rio, então agora eu oficialmente moro sozinho, até prova em contrário. Com exceção de Holly e Zack, que devem ficar por aqui até o dia 25, ou 26, o meu apartamento é o de um homem solteiro que mora só e que traz a filha algumas noites por semana. Está nas minhas mãos, e somente nelas, a capacidade de evitar que isto aqui se torne um pardieiro. E se você é algum maníaco lendo blogs em busca de informações para as suas futuras manias, pode ir tirando o cavalinho da chuva, pois além de bonito e inteligente, eu também sou bom de briga, e meus amigos mais ainda.

A primeira coisa que eu fiz, assim de impulso natural, foi arrumar as roupas no armário. Quando vi, elas estavam separadas por cor. Apesar de isso querer dizer que as três camisas pretas estão em uma pilha diferente das duas azuis, me assustei. Estaria eu, agora que virei dono-de-casa, manifestando tendências metrossexuais? Se algum dia eu aparecer de unha pintada, façam-me o favor de me cobrir de sopapos, para eu tomar um jeito. Se eu gostar, é porque não tem mais jeito mesmo.

O próximo passo é arrumar o quarto de Júlia. Já tem um armário pequenino, e agora eu vou comprar uma caminha pra ela. Cama, não berço, que ela já é grandinha. Já tinha encontrado uma daquelas lâmpadas de ligar na tomada, agora eu preciso arrumar bichinhos pra decorar o quarto, e também uma estante pros brinquedos. É bem verdade que eu vou tentar subornar a menina para ela passar um pouco mais de tempo na minha casa, mas se você fosse pai e morasse só você ia ver o que é bom pra tosse.

11.11.04

Bom danado

Pois é, juventude, estou aqui em Salvador. Cidade bonita, calor do carilei, participando de um congresso de Etnomusicólogos de todo o Brasil e além. Muita conversa, cochilos regulamentares nas comunicações vespertinas, pouco tempo pra apresentar os trabalhos, e livros muito legais por preços exorbitantes. Aviso logo aos amigos e familiares que eu estando liso nesse momento da minha vida, só quem vai ganhar lembrança de Salvador é Júlia. Uma sandalinha massa que eu comprei no Pelourinho. Ia comprar uma conguinha miniatura também, mas o dinheiro não deu.
De repente amanhã no Mercado modelo eu arrumo outra coisinha legal pra ela.

Eu fico impressionado com a beleza desse lugar aqui. E foda. A Baía de Todos os Santos, então, é pra o cara passar o dia olhando. Você só não passa o dia olhando porque senão morre de insolação. Uma vez eu e Genaro dormimos num apê do pai do Spencer - que também me dá guarida nesta viagem, só que no Rio Vermelho desta vez - e que tinha uma vista ninja da Bahia. Pra sair e voltar pra Recife foi um esforço descomunal.

Amanhã eu vou dar um bico genial nesse congresso pra ir ver a igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Acho que deve ser mais bonito do que ver outro antropólogo lendo um texto durante 15 minutos.

8.11.04

Miscelanea de madrugada

Sabe quando você está tão cansado que não consegue dormir? Esse é o meu estado nesse momento. Pra ajudar um pouco, estou procurando coisas para me entediarem na internet. Como páginas de associações e clubes de enxadristas em cidades do interior. Páginas de associações em geral, tendem a ser entediantes. Aliás, como a maioria das associações. Eu também pensei, tomando banho, que gago também tem sotaque.

4.11.04

Outra lista

Sempre, mas sempre mesmo, alguém vai perguntar, ou tentar responder, a pergunta sem resposta. A pergunta sem resposta é "Qual a melhor banda de todos os tempos?". Quem já tentou, sabe como é difícil se satisfazer com uma resposta só, qualquer que ela seja. Aí eu cheguei à conclusão que, no meu modo de ver, todas as bandas realmente boas, apesar de altos e baixos, têm um momento em que são, indubitavelmente, a melhor banda do mundo. E eu resolvi enumerar algum destes, naquele esquema querido do quadrifonia que todos aprendemos a amar:

1 - O The Who no Live at Leeds. Pra mim, essa é a melhor dentre as melhores.
2 - Os Beatles no Revolver.
3 - Os Rolling Stones no Exile On Main Street.
4 - O Sonic Youth no Daydream Nation
5 - A Nação Zumbi na turnê do Afrociberdelia.
6 - O Ramones no Rocket to Russia.
7 - O Radiohead no Ok Computer.
8 - O Wailers naquela apresentação da BBC.
9 - O New York Dolls, numa apresentação na BBC do mesmo ano.
10 - O Wilco no Being There.

I met her at the burguer king, fell in love by the soda machine

Na vida também acontecem coisas inesperadas, como eu, que hoje sou todo metido a ouvir música atonal e coisas absurdas, chegar em casa e encontrar a felicidade num disco do Ramones.

3.11.04

Coisas boas sempre acontecem

Na despedida de Clara, recebi uma grande notícia que me deixou muito feliz. Não só eu reencontrei o meu amigo Eduardo Quintela, que há muito não via, como o próprio me afirmou que em breve poderemos ver por essas plagas um show do Living in the Shit. Se vai ser bom ou não, não sei, mas só a idéia de ir pra um show do LITS com Eddie, e ver Eduardo tocando de novo já me deixa muito satisfeito.

Eu e Zeca também resolvemos ganhar dinheiro produzindo um show solo de Ênio, interpretando ao violão os temas clássicos dos seriados japoneses, em japonês. Vai ser muito dinheiro mesmo.

2.11.04

Turn and face the stranger

Eu ia escrever sobre mudanças e a nossa resistência a elas, mas Júlia me pediu pra ver elefantes, e quem sou eu pra contrariar Jurubeba?