18.12.05

making all his nowhere plans for nobody

o filme preferido da minha filha na atualidade é o yellow submarine. eu realmente prefiro nem tentar descrever o meu orgulho de pai músico e beatlemaníco - ainda que um tanto afastado dessa segunda atividade no momento - não só pelo fato de ela adorar o filme, mas mais ainda por ela já cantarolar a maioria das músicas. então quando a gente está em casa eu pego o violão e a gente fica cantando a canção-título, 'all together now', 'all you need is love' e outras. é um barato.

13.12.05

dez grandes idéias para canções

ontem eu estava ouvindo uma canção na voz do grande johnny cash que me inspirou a fazer uma lista que eu ainda não consegui fazer, sobre canções baseadas em grandes idéias para uma canção. a música em questão chama-se "25 minutes to go" e está no disco "at folsom prision", e como se trata de uma música sobre um camarada que vai puxar o carro deste plano existencial em 25 minutos, a platéia vai ao delírio nesta gravação.

como eu não consegui pensar nas outras oito músicas pra fazer a lista aqui - a outra música que eu pensei foi "construção" de chico buarque onde coincidentemente o camarada bate as botas no final - pelo menos eu me dei ao trabalho de pegar a letra e deixar aqui pra quem não conhece a canção de fato. e a autoria é de um camarada chamado Shel Siverstein:

Well, they're buildin' the gallows outside my cell.
I got 25 minutes to go.

And in 25 minutes I'll be in Hell.
I got 24 minutes to go.

Well, they give me some beans for my last meal.
23 minutes to go.

And you know... nobody asked me how I feel.
I got 22 minutes to go.

So, I wrote to the Gov'nor... the whole damned bunch.
Ahhh... 21 minutes to go.

And I call up the Mayor, and he's out to lunch.

I got 20 more minutes to go.

Well, the Sheriff says, "Boy, I wanna watch you die".
19 minutes to go.

I laugh in his face... and I spit in his eye.
I got 18 minutes to go.

Well...I call out to the Warden to hear my plea.
17 minute to go.

He says, "Call me back in a week or three.
You've got 16 minutes to go."

Well, my lawyer says he's sorry he missed my case.
Mmmm....15 minutes to go.

Yeah, well if you're so sorry, come up and take my place.
I got 14 minutes to go.

Well, now here comes the padre to save my soul
With 13 minutes to go.

And he's talkin' about burnin', but I'm so damned cold.
I got 12 more minutes to go.

Now they're testin' the trap. It chills my spine.
I got 11 minutes to go.

'Cuz the goddamned thing it works just fine.
I got 10 more minutes to go.

I'm waitin' for the pardon... gonna set me free
With 9 more minutes to go.

But this ain't the movies, so to hell with me.
I got 8 more minutes to go.

And now I'm climbin up the ladder with a scaffold peg
With 7 more minutes to go.

I've betta' watch my step or else I'll break my leg.
I got 6 more minutes to go.

Yeah... with my feet on the trap and my head in the noose...
5 more minutes to go.

Well, c'mon somethin' and cut me loose.
I got 4 more minutes to go.

I can see the mountains. I see the sky.
3 more minutes to go.

And it's too damned pretty for a man to die.
i got 2 more minutes to go

I can hear the buzzards... hear the crows.
1 more minute to go.

And now I'm swingin' and here I gooooooooo....

++++++++

8.12.05

me alegro na hora de regressar

essa semana eu gravei o dominguinhos, que tocou um frevo no disco de j. michiles. na verdade, só a figura, vida e obra de j. michiles mereceriam não só um post, mas certamente um livro. mas eu resolvi mesmo foi escrever sobre ter gravado o dominguinhos. a vida em estúdio tem dessas coisas, um dia você acaba gravando uma faixa, uma participação, alguma coisa com alguma pessoa muito lendária mesmo. a não ser quando você é o nigel goodrich que aí você bota moral no paul mccartney e faz ele gravar um disco inteiro sozinho. mas eu humildemente tenho os meus momentos, já narrei aqui as minhas aventuras gravando o sivuca, por exemplo, e também o naná vasconcelos, que eu tive o prazer de gravar algumas vezes.

e aí de repente chegou o dominguinhos lá no estúdio. pense num cara totalmente simples e gente boa. é realmente difícil de acreditar que aquele camarada é o dominguinhos de 'de volta pro aconchego', ou mesmo aquele cara que aparece na propaganda da televisão. e tem outra coisa, ele toca muito. muito mesmo. pra caralho. com as duas mãos. e nunca estudou uma linha de partitura na vida. é tudo de ouvido, e certo. e bem tocado. era pra ele ser 'domingão', mas a vida de menino prodígio tem dessas coisas.

e a sanfona dele tem 'dominguinhos' escrito em diamantes de plástico, bem pequeninho.

4.12.05

eis que chega dezembro

ontem o show com o vamoz! foi o maior barato. pena que foi curto, mas a gente se animou pra tocar mais vezes, e quem sabe até aumentar o repertório. a presença dos amigos em massa também foi fundamental, além das interações com raul vieira e júlia lima - que veio até mim no palco avisar que ia pra casa ver um filme da mônica e pedir pra eu ligar pra ela depois.

apesar de não termos ensaiado tanto quanto queríamos, o entrosamento necessário aconteceu naturalmente, e tende a se solidificar caso o projeto continue acontecendo. pra mim foi bom pelo revival duplo - tocar com gomão e almeida, e pela novidade de tocar com henrique e pedro. e tocar com felipe é sempre uma boa.

2.12.05

o mestre compartilha

aqui no estúdio, durante uma sessão dos metais do disco do j. michiles - que compôs nove dos dez frevos-canção que você pode tentar enumerar agora - eis que me deparo com uma daquelas coisas que só a internet faz pra você. olhando o antigo blog do diego medina, descubro que este se mudou para , e que o camarada nos fez o favor de disponibilizar TODAS, eu disse TODAS as faixas de seus diversos projetos musicais ao longo dos dez últimos anos.

estão lá as demos do doiseumimdoisema em ordem cronológica, os discos d'os massa, e em breve a ópera-rock do senador medinha. baixando você pode conferir no conforto do seu lar ou no seu tocador de mp3 portátil diversas versões de 'epilético', 'estou amando mesmo estando em tratamento psiquiátrico intensivo', 'megalomaníaco via chaveiro cósmico' e tantas outras que só poderiam ter saído da cabeça privilegiada do medina sob os efeitos da água alucinógena do estado do rio grande do sul.

1.12.05

showzinho básico

sábado rola vamoz com seus convidados na livraria cultura às 17h. os convidados somos eu, felipe e almeidinha, e vamos tocar vários sucessos. inclusive neguinho vai filmar, então é legal arrumar a beca...