25.7.05

11 dias e 5000km depois...

onde eu estava mesmo? nos ultimos dias, o trajeto foi o seguinte: estavamos em paris, tocamos em bobigny, dormimos por la e tocamos no dia 14 em orleans. saimos depois do show de orleans e eu dirigi ate a fronteira da alemanha, onde dormimos umas cinco horas. de forbach tiramos ate trencin, na eslovaquia. tocamos em trencin dia 16 e descemos no dia 17 ate trieste pra dormir. dia 18 saimos de trieste e fomos para san marino, onde tocamos no mesmo dia. no dia seguinte, descemos mais ainda ate napoles, onde tivemos um dia de folga e tocamos dia 21. depois do show, entramos na van e eu e fabrice encaramos 13 horas de estrada ate as proximidades de bourg-en-bresse, onde tocamos no melhor estado zumbi do mato. no sabado tocamos em outra vinicola perto de aix-en-provence. o som ja era ruim. mas ontem no show em uzès, o som, a produçao e tudo era ruim demais. de bom, so mesmo o hotel, em cuja tv eu assisti uma pornochanchada brasileira dublada em frances do final dos anos 80, em plena era lambada. e hoje de manha chegamos a sète, onde tocamos na quarta, mas ficamos no mesmo hotel até sexta. e julia chega amanha, para a felicidade geral do missionario jose.

como nao da pra realmente contar tudo o que aconteceu nesses dias detalhadamente, vou listar os topicos mais importantes:

- em trencin rolou show do prodigy - muito goiaba, da omara portuondo - muito bom mas a chuva acabou com o show na quarta musica, e do the beat - muito bom com 90% da formaçao original incluindo o ranking roger, e os caras tocaram "ranking full stop" e "mirror in the bathroom" na sequencia, de proposito. se eu tivesse um telefone, eu ligava pra carlos pinduca na hora.

- se voce acha que o transito na sua cidade é ruim, e voce nao mora em napoles, saiba que existe coisa muito, mas muito pior.

- fomos a pompeia. eu, pepe e amarelo. andamos tres horas pra chegar ate la, e quando chegamos descobrimos que nos tres so tinhamos um euro e sessenta centavos. e a bilheteria do parque das ruinas tinha fechado fazia cinco minutos. a sorte foi que o velhinho da saida deixou a gente entrar de graca pra tirar retrato.

- o sul da italia e um lugar muito esculhambado. a maioria das cidades parece brasilia teimosa, as mulheres sao mais peruas do que eu jamais vi no brasil, e as pessoas ainda acreditam no cabelo zagueiro como forma de expressao da individualidade.

- ja a eslovaquia e um lugar totalmente diferente de tudo que eu ja conheci. as pessoas sao muito mais amigaveis que na europa ocidental, as coisas sao bem mais baratas e as paisagens sao muito bonitas. o grande impasse e a comunicacao, ja que la ninguem fala nem ingles nem frances, so alemao e mesmo assim olhe la. e eu nao falo alemao, entao fudeu mesmo.

- subindo de napoles, passamos por dentro do mont blanc, num tunel gigante que demorou uns vinte e cinco minutos pra atravessar. mas o lugar e bonito pra cacete.

- as pessoas PRECISAM ver o guachelo luiz imitando Linton Kwesi Johnson

11.7.05

constatar e viver, ou eu vou fazer uma lista porque faz tempo que eu nao faço e estou com saudade

+ a melhor cerveja que existe é a guiness na pressão. guiness na lata de êmbolo é o mais próximo disso que se pode chegar. guiness em lata normal e guiness em garrafa ainda são muito boas mesmo, mas nem tanto.

+ eu já sabia que a minha namorada é muito foda mesmo, mas essa certeza se fortaleceu mais ainda quando ela colocou "bob dylan's blues" do syd barret numa coletânea que ela gravou pra mim.

+ existem duas comunidades diferentes no orkut dedicadas a marco césar.

+ outra coisa que me deixou muito feliz recentemente foi ter comprado o "luxury liner" da emmylou harris, o "long may you run" da young & stills band, e o "systems of romance" do ultravox, em vinil, por aproximadamente quinze reais.

+ uma coisa que me deixou desapontado recentemente foi não ter cacife pra botar 30 euros num "zeichnungen des patienten ot" duplo em vinil, mas um dia eu chego lá.

+ aqui na frança o hip hop manda soltar e manda prender. tem uma música chamada "lonely" de um negão chamado akon que, além de ganhar o prêmio "loop mais insuportável, porém divertido, do ano", toca em todo e qualquer buraco.

+ júlia também botou no disco "summerteeth", que é uma das músicas do wilco que eu mais gosto, mesmo sendo bestinha que só ela. a música, não júlia.

+ alguém devia ter proibido os beatles de lançar o revolver, o sgt. pepper's e o álbum branco em seqüência.

+ paris é a cidade mais megalomaníaca que existe, e provavelmente a que mais gera cartões postais por metro quadrado. e certamente aquela em que os cartões postais estão mais interconectados entre si, de modo que de qualquer um deles dá pra ver todos os outros. também é a cidade onde as pessoas mais acreditaram no neoclássico, até onde eu sei.

+ desmond takes a trolley to the jeweller's store, buys a twenty-carat golden ring. fazia tempo que eu não escutava esse disco de cabo a rabo.

+ lhô está no orkut. e eu criei uma comunidade chamada lhô rulez the universe. só que eu não consigo convidar ninguém por causa daquele servidor de merda, então quem estiver interessado, pode entrar quando quiser...

10.7.05

o bom filho à casa torna

eu botei esse titulo porque eu ia fazer uma lista, mais descobri que eu estou cansado demais pra organizar as coisas nesse nivel, entao vamos improvisar mesmo. enfim, estamos de volta a paris, depois de uma longa viagem de volta da suica / alemanha. la estava um frio com chuva muito complicado, e ontem ainda estava chovendo e fazendo frio aqui. ja hoje o dia amanheceu e o sol saiu justamente quando a gente foi passar som, como voces podem conferir no meu fotolog. foi foda, mas o show foi muito bom, num anfiteatro em montmartre.

ontem fomos a um show do bossacucanova num lugar chamado cabaret sauvage, uma mistura de tenda de circo luxuosa com bar, bem bonito, e o show teve a participacao da mariana de moraes e do silverio pessoa. esse lugar fica por tras da cite de la musique, e perto do hotel onde a gente fica em paris, uma espelunca moderna dessas bem apertadas chamado etap, que nao e tao pequeno quanto um formula 1, mas faz o quarto de um hotel ibis virar um cinco estrelas. sendo que hoje e amanha a gente vai ficar em apartamentos aqui na regiao de montmartre pra economozar, e honestamente um apartamento por pior que possa ser deixa qualquer etap no chinelo. e ainda rola essa internet gratis na paz. e eu abri a geladeira pra ver se tinha uma agua gelada, e achei uma guiness geladinha com o meu nome. é, aparicio, às vezes a gente se da de bem...

7.7.05

a alemanha e mesmo um negocio muito organizado

eu acho que deve ter alguma coisa a ver com a ética protestante. porque aqui o negócio foi de rocha mesmo, não foi que nem na inglaterra que o camarada queria trocar de mulher e resolveu criar toda uma igreja só por causa disso. aqui foi martinho lutero ali, no coice da mula, botando sua banca. depois até fizeram um filme sobre ele com aquele artista que é uma mistura do cristopher lambert com o cazuza. lá em auxerre inclusive eu vi um outro filme com esse camarada onde ele é um alpinista muito doido que curte transar as meninas com aquele esquema de asfixia que inclusive matou aquele outro maluco que cantava no inxs.

mas deixando a disgressão de lado, da outra vez em que eu vim na alemanha, foi a primeira vez que eu vi que o povo aqui é mesmo muito organizado, tudo certinho, limpinho. porque na espanha, itália, frança e portugal a gente até se sente em casa com a baderna do pessoal. latino é esse negócio assim disperso, eu gosto muito, inclusive. aqui não, na alemanha até os italianos são organizados. esse hotel aqui mesmo é totalmente gerenciado por italianos, e nem parece, você só percebe realmente que eles são italianos quando eles falam inglês, e também com o café expresso, que é uma coisa de louco. ai o hotel é tão organizado que inclusive tem internet sem fio que pega em todos os quartos, então você sai andando pelo hotel com o computador conectado na internet, chique demais.

o melhor exemplo da organização dos italianos aqui na alemanha é a nutela. aqui no café da manhã, como é um hotel de italianos, tem que ter nutela, mas eles tem potinhos individuais de nutela, feito aqueles de geléia. é bom também que cada vez que a gente vai se servir na mesa do café a gente bota uns três no bolso pra garantir o recheio da barriga naqueles dias de estrada sem fim. um café da manhã organizado desse gera umas três refeições estradeiras, pelo menos.

e agora vamos ver se essa organização dá o ar da sua graça hoje na passagem de som e afins. fizemos uma reorganização no mapa de palco pra ficar tudo na ordem certa em que os músicos estão, porque é demais querer que o camarada suíço-alemão, ou mesmo francês, saiba que porra é um ilu, quando eu sei que tem muita gente em recife mesmo que não sabe. então ficou mais fácil, o cara vai olhar e saber que aquele monte de tambor que ele nunca viu mais gordo pelo menos são os canais 1, 2, 3, e etc.. da mesa. pra mim fica melhor. e a badi assad, que vai abrir o show, usa uns três canais, então eu fico super contente. eu sei que vocês não vão entender porque eu fico tão contente, mas eu juro que eu fico.

6.7.05

finalmente

eis que, aqui em lörrach, eu finalmente ouvi uma coisa que eu esperava há muito tempo. uma versao contemporanea de 'baby can i hold you now'. acho que só faltava essa.

outra coisa que eu finalmente ouvi aqui é a quantas anda a gravacao do profiterolis. tá muito bom, inclusive.

onde está ingrid buhr quando eu preciso dela?

entonces, saímos ontem de bordeaux e tiramos até lyon, onde dormimos em um hotel de uma estrela porém decente, e nao deu muito tempo de fazer muita coisa, a nao ser telefonar pra família e dar uma rápida volta pela cidade e ver o Reno, essas coisas turísticas de quando você nao tem muito tempo.

de lá, viemos até a suíca, onde vamos tocar amanha com a Badi Assad num festival chamado stimmen, e estamos hospedados num hotel no lado alemao da cidade. isso quer dizer levar 4 baculejos amanha, dois pra passar o som e dois pra tocar. ainda bem que eu aprendi a perguntar em alemao se a pessoa sabe falar inglês. aqui faz frio, mas pouco. hoje todo mundo está pregado, entao vamos comemorar rapidamente o aniversario da renata emília e dormir, porque amanha a ralacao comeca de novo.

outra coisa que eu acabei de chegar a conclusao é que se eu desistir da carreira na música, uma das coisas que eu poderia me tornar é secretário datilógrafo. depois de me adaptar aos teclados franceses, agora eu estou usando tambem o computador do fabrice, que tem um teclado normal mas configurado pra francês, o da renata, que tem um teclado francês configurado pra portugues, e agora eu tenho em minhas maos um teclado alemao, num hotel na alemanha cujos donos sao italianos, entao o computador é metade em alemao, metade em italiano.

a grande vantagem de um teclado alemao e que voce pode escrever einstürzende neubauten sem usar a tecla shift. e se você quiser usar a letra grega ß você nao precisa procurar no mapa de caracteres. alfa, gama, delta e todas as outras se vire pra la.

4.7.05

hoshi no takakai, vol 2

por algum motivo o site do blogger hoje apareceu todo em japonês. seria um indício da iminente dominação oriental no mundo? será que o computador me achou com cara de japonês? essas e outras perguntas serão respondidas no próximo episódio da série "o missionário shogun vai a marapendi", na próxima semana.

como tudo que é bom dura pouco, já está chegando a hora de partir desse local paradisíaco e enfrentar quase mil quilômetros a bordo da nossa sprinter amarela até uma cidade na fronteira da suíça com a alemanha para tocar em um festival. amanhã a gente deve dormir em lyon e encontrar por lá com a rapaziada do mei-tei-sho, se eles também não estiverem em turnê. da suíça a gente volta pra fazer duas datas em paris, depois orleans e de lá direto virando a noite pra eslováquia, que é o show mais aguardado da turnê, porque ninguém faz a menor idéia do que esperar da eslováquia.

na sprinter eu revezo na direção com o fabrice. a parte boa é que trata-se de um carro bom em estradas fantásticas, então é empurrar o pé e ficar administrando e trocando os cds. é engraçado que as pessoas naturalmente se acomodam sempre nos mesmos lugares, feito na kombi da escola. quando eu não estou dirigindo, eu normalmente vou no fundão junto com amarelo e hugo ou aninha. no banco do meio vão sempre pepê e o rasta, e no lugar que sobra revezam-se ana e renata, e na frente obviamente vão o motorista, o guachelo e quase sempre o motorista reserva.

atrás do banco de trás tem uma cama, onde vai o frigobar, mas de onde este sai se alguém quiser dormir. acho que todo mundo já deu pelo menos uma dormidinha lá, mas agora que os dias dentro da van vão se intensificar, a gente provavelmente vai ter que estabelecer alguma espécie de ordem. mas como eu sou motorista tb, eu vou ter prioridade.

2.7.05

a vida tem dessas coisas

a vida na estrada não é das mais faceis, como vocês podem imaginar. nem sempre se dorme bem, nem sempre se come bem, e a maior parte do tempo você esta indo pra algum lugar e ainda vai passar muito tempo sentado esperando sem fazer muita coisa.

mas às vezes a vida lhe sorri com uns dias de folga numa casa de campo, bem longe de qualquer aperreio citadino, como é o caso do lugar onde estamos agora. a casa em si é de um camarada chamado patrick, e é um ponto de parada estratégico para as turnês organizadas pela outro brasil, que é a empresa que cuida da renata rosa e de outros artistas.

pois a casa de patrick fica perto de bordeaux, perto assim na região pois na verdade a cidadezinha minuscula mais proxima fica a uns dez quilômetros daqui. a uns quatro quilometros da casa fica uma igreja construida no século XI pelos romanos, mais ou menos na mesma época em que eles montaram aqui as primeiras vinicolas da região, que ainda é uma das, se não for a maior e melhor, maiores e melhores produtoras de vinho do mundo inteiro. daqueles vinhos bem caros e tal.

nosso anfitrião também produz vinho como todo mundo aqui, e a bebida sagrada esta disponivel para quem quiser a qualquer hora do dia ou da noite, em garrafas dos mais diversos tamanhos. vez ou outra somos agraciados com um vinho em especial, feito a vinte, trinta ou cinquenta anos, mas a ultima safra posso assegurar que esta excelente.

patrick também é casado com uma brasileira, dona teresinha, que veio do interior do maranhão e cozinha divinamente, e não deixa ninguém parar de comer até sair rolando pelo chão. enfim, pra esse lugar ser o paraiso so faltavam mesmo as duas julias. mas ai eu ia ter que virar produtor de vinho também, porque eu nao ia sair daqui mais por nada nesse mundo.

p.s.: estamos equipados com uma mesa de sinuca oficial, piscina e sauna, por isso não estranhem se eu não vier na internet com muita frequencia.