31.3.04

A maior obra literária já escrita em todos os tempos

Trata-se da nova aventura do CCDB, ou Cláudio César Dias Baptista, o irmão mais velho dos Mutantes Sérgio e Arnaldo. O homem pirou de vez. Acho que ele cansou de ralar com euipamentos de som e instrumentos musicais, e resolveu revolucionar o mundo da literatura. Vejam, e explorem:

GEA

29.3.04

Kill yr Idols

Eu fui inventar de olhar o blog do Yellow antes de ir dormir, então resolvi copiar descaradamente. A idéia. Os ídolos de infância em comum são mera coincidência. Mas eu me restringi aos dez primeiros que eu consegui lembrar, em qualquer ordem:

1 - Michael Jackson

2 - Luke Skywalker

3 - Charles M. Schultz

4 - Paul McCartney

5 - Ziraldo

6 - Renato Aragão

7 - Roger Rocha Moreira

8 - Juba

9 - Lula

10 - Zico

Eu admito. É coisa de nerd.

Mas é genial.

http://wheoum.com/openbook/1pagers/vertigo.html

28.3.04

O x da questão

O meu problema não é querer resolver todos os problemas do mundo. É querer resolver todos os problemas do mundo ao mesmo tempo.

27.3.04

Outras considerações sobre "My Back Pages"

Eu estava analizando esse vídeo de My Back Pages, e descobri várias coisas muito importantes:
- Dividem o palco e dois microfones Neil Young, Bob Dylan, Tom Petty, Roger McGuinn e Eric Clapton. O George Harrison tem um microfone só pra ele.
- Os solos de guitarra são um do Eric Clapton, o outro do Neil Young. Se fosse tu, tu tinhas coragem de solar depois?
- Um dos bateras, obviamente, é o Jim Keltner.
- O Neil Young é o cara que mais parece estar se divertindo. Também é o único que não está de terno, e que usa a camisa por fora da calça. E também é o único careca no mundo que tem moral pra usar cabelo comprido.

26.3.04

Socialize Marijuana in Jamaica

Dez coisas legais que eu baixei no Soulseek

1 - Dialogues - Carlos Paredes & Charlie Haden - Um disco lendário, sobre o qual eu tinha ouvido falar muito, mas nunca tinha visto nem ouvido. É uma pérola mesmo. O Carlos Paredes é o mais célebre tocador de guitarra portuguesa do século passado - e provavelmente deste, também, e o Charlie Haden é aquele nosso amigo das antigas. Na mesma linha do disco com o Pat Metheny, que na verdade só foi gravado depois, são os dois, tocando juntos e ao vivo. A versão de "Canção Verdes Anos" tem uns quinze minutos. Pense.

2 - Vitautas Kernagis - É, aparentemente, um cantor meio Bob Dylan, só que da Lituânia. Eu não entendo nada do que ele fala, mas o som das palavras é muito engraçado.

3 - Fasolki - Na mesma linha "músicas bestas numa língua que eu não entendo", eu descobri esse grupo, que é o Balão Mágico da Polônia. Anima qualquer festinha.

4 - Um vídeo daquele concerto de aniversário do Bob Dylan com o próprio mais Tom Petty, Neil Young, George Harrison, Roger McGuinn e o Eric Clapton tocando "My Back Pages". Deve ter em DVD e tal, mas esse trecho em particular é lindo mesmo, os véio tudinho cantando junto.

5 - Elite Hotel - Emmylou Harris - Eu estou descobrindo aos poucos que a Emmylou Harris é a dona do meu coração. Esse disco é o segundo dela, e foi feito, se não me engano, quando o Gram Parsons ainda estava vivo. Tem uma versão linda de 'Sin City', e a segunda música 'Together Again' é de amansar qualquer búfalo selvagem. Tem um outro disco que eu comprei em vinil, mas que descobri no slsk, que junta ela, a Linda Ronstadt e a Dolly Parton. Divertido, mas não chega nem perto da emoção.

6 - Scum - Napalm Death - O disco fundamental do grindcore mundial. Contém a famosa "You Suffer", que entrou pro Guiness como música mais curta do mundo - 6 segundos.

7 - O terceiro disco do Television, que não é tão empolgante quanto o Marquee Moon ou o Adventure, mas que eu nunca tinha ouvido. O nome, é Television.

8 - The Juliet Letters - Elvis Costello & Brodsky Quartet - Esse foi uma recomendação do Pedro, primo do Tiago. É um disco do Elvis Costello acompanhado pelo Brodsky Quartet, que é um quarteto de cordas muito bom, e que tem uns trabalhos meio experimentais também.

9 - Pink Flag - Wire - Depois da terceira vez que vieram me perguntar se era Wire quando eu tava ouvindo Gang of Four, eu resolvi ver qual era.

10 - Okie From Muskogee - Merle Haggard - Essa é uma canção antológica exaltando as virtudes do Povo de Muskogee, Oklahoma, USA. Leo e William tinham me falado dessa música há muito tempo, mas não sabia que o original era do Merle Haggard. Aproveitei e baixei uma versão do Hank Williams III com o Melvins.

11 - What Makes a Man Start Fires? - minutemen - Todo mundo deveria ter um disco do minutemen em casa.

21.3.04

É isso aí

Dá-se por encerrada a temporada 2003-2004 da unidade móvel de gravação do Núcleo de Etnomusicologia da UFPE. Só de estrada, foram uns 5.000 Km, e eu dirigi cada um deles. Fora São Luís e Belém do Pará. Umas cinquenta horas de gravação. E a gente ainda tem que mixar tudo. Em compensação, no segundo semestre tem mais.

17.3.04

Formou

Pois é, depois de algumas consultas a diferentes setores da população, além da enquete realizada por meio deste, o conselho jedi decidiu por bem marcar a confraternização do meu aniversário no Bar do Guaiamum Treloso, na quinta-feira da semana corrente - amanhã, digamos assim, a partir das 19:00h. A cerveja é Primus, mas depois do segundo copo ninguém se importa de verdade com isso, e tem caipirinha de Pitú Gold.

O motivo principal da escolha deveu-se ao fato de no Real as pessoas terem que pagar couvert de voz e violão ou alguma outra coisa pior. Então vamos pro Guaiamum, que se tiver quórum a gente até escolhe o som (é chute meu, mas não custa tentar). Se não, a gente conversa alto.

No mais, é isso aí. Avisem a família e os amigos. A primeira grade é por minha conta.

15.3.04

Eu desisto

Olha só. Eu estou pensando em marcar um lugar para confraternizar com os amigos na quinta-feira, véspera do meu aniversário. Não vai ser na sexta porque na sexta eu vou viajar de novo.

Só que eu não consigo decidir um lugar para marcar a tal confraternização. Então resolvi entregar para as pessoas que porventura passarem por aqui, e o resultado vai ser obtido por voto direto. Abaixo eu relacionei os três finalistas principais:

1. Guaiamum Treloso: A opção mais barata de cerveja, acredito. Tem petiscos bacanas, mas pra mim mesmo, só batata-frita.

2. Bar Real: Tem mais petiscos, mas aparentemente a cerveja é um pouco mais cara.

3. Fiteiro: Tem muito mais petiscos, mas é muito mais caro.

Se a opção for entre os items 1 ou 2 eu apresentarei uma grade para a rapaziada. No 3 eu não vou poder apresentar nada. O que já é, de certa forma, uma pré-seleção. Então escolham e votem aí. Se alguém tiver alguma idéia genial de bar com cerveja barata, perto de casa e que ofereça petiscos compatíveis comigo e outros lactovegetarianos que porventura apareçam, sugestões são bem-vindas.

De qualquer forma, é quinta, a partir das 19:00h.

13.3.04

Thirty, here I come

Com certeza é por causa do meu aniversário, mas eu estou cada vez mais me dando conta da minha idade. Não necessariamente da minha idade numérica, que essa pouca diferença faz, se eu já tenho 28 ou se eu ainda tenho 27, mas digamos assim da idade mental e física. É verdade que já faz tempo que eu estou implementando pequenas mudanças no meu estilo de vida pra cuidar da saúde mesmo, entre elas diminuir drasticamente o meu consumo de bebidas alcoólicas - estou pensando me abster completamente de novo, e por um período mais longo, desta vez - e melhorar a minha alimentação. É um processo lento e que exige paciência, e também melhoraria muito se eu fizesse uns exercícios aqui e ali. Mas pra quem sempre foi preguiçoso, comia cupim com farofa aos quilos e bebia como um peixe, eu acho que já melhorei bastante.

Mas o meu objetivo aqui não é descrever como vou tornar-me um trintão sarado. Até porque o meu objetivo também não é esse. Eu resolvi falar sobre isso porque hoje é sábado à noite, e eu voluntariamente optei por ficar em casa com a minha filha, quando poderia deixá-la com qualquer uma das avós - ambas se pronunciaram a favor - e cair na gréia. Não só eu fiz isso de vontade própria e sem sofrer qualquer tipo de pressão, como eu estou achando o maior barato. Aí eu vou terminar de escrever aqui, pegar o livro do José Saramago que eu estou lendo, terminar as poucas páginas que faltam, e começar o próximo livro do José Saramago que eu dei pra minha mãe e acho que ela só leu o comecinho - pelo menos é aonde ficou marcado.

E eu não estou, sinceramente, sentindo muita falta de estar por aí. Pode ser que eu esteja mesmo ficando velho, e em ficando velho, também ficando chato. Mas não é que eu nunca mais queira sair pelos lugares e encontrar os amigos, passear com a namorada, ver shows de rock e jogar sinuca. O fato é que eu não estou me coçando por estar em casa, coisa que acontecia frequentemente nos sábados à noite em que, por um motivo ou por outro, eu não podia sair.

Inclusive, acreditem os que ainda não passaram por isso, esse é uma das coisas que passam logo pela sua cabeça ao saber que você vai ser pai (ou mãe) pela primeira vez: "Putz, eu vou deixar de sair como antes". Óbvio, é a pessoa pensando sobre uma vida que ela nunca mais vai ter, mas que também ainda não sabe das alegrias que essa vida literalmente nova vai lhe proporcionar. Acho que em parte, eu estou feliz no meu sabadão caseiro por causa disso. Também porque é o primeiro sábado em muito tempo que eu tenho pra ficar só com Júlia e não me preocupar com absolutamente mais nada.


E aí de vez em quando eu vou ali dar uma olhada se ela está dormindo bem. É o bicho.

12.3.04

32665980

Eu acabei de gastar mais de meia hora pendurado no teleatendimento da Telemar pra 'estar efetuando' o cancelamento desta linha cujo número encontra-se acima. Meia hora pro cara me perguntar duzentas vezes se eu não vou 'estar querendo' mudar para um plano de cartão no qual eu não vou 'estar tendo' nenhum gasto adicional e eu dizer que eu não faço a menor questão de ter mais uma linha telefônica na minha casa.

Aí depois disso ele ainda pergunta se eu não vou 'estar querendo' mudar essa linha de endereço por apenas dezessete reais, quando o custo normal é setenta e três, presenteando um amigo com uma linha novinha. Aí eu quase mandei, sério mesmo. Imagina que tipo de amigo seria eu de presentear alguém com uma linha que demora mais de meia hora para 'estar cancelando'?

11.3.04

Apontamentos

1. Quando você pode fazer quase qualquer coisa, fica muito mais difícil escolher o que fazer. Agora que eu terminei o meu trabalho e mandei, estou precisando organizar uma lista de coisas que eu quero fazer, pra não ficar simplesmente fazendo nada o tempo todo. Se bem que não fazer nada é uma das coisas que eu prometi a mim mesmo que ia fazer com mais frequência.

2. Eu nunca gostei de mouse pad. Agora tem um aqui que a gente ganhou da velox. Eu estou usando, porque ele gera uma área maior de deslizamento, dado que o mouse está numa mesa cheia de azulejos. Mas fica acumulando suor da mão, é uma agonia.

3. Desde antes do carnaval a bomba d'agua aqui do prédio está dando pau. Tem hora que sobre água pra caixa, tem hora que não sobe. É um saco. Eu já estou a dois segundos de mandar o dono do prédio, a secretária dele, o cara que faz a manutenção, e de lambuja o vizinho de baixo, tudinho tomar no cu. E botar na justiça. É bom que eu já boto a Telemar também e, sei lá, o Bompreço.

4. Por sinal, temos vizinhos novos. O cara que eu já vi não pinta mechas no cabelo que nem o vizinho anterior. Mas também não sei qual é a proposta. Agora que o vizinho novo não sou eu, eu estou naquela apreensão de "o que será que me aguarda?".

10.3.04

Outra lista antes de dormir, com direito a jogo dos sete erros sendo que é um só.

Dez músicas que obrigatoriamente deveriam estar em algum filme:

1 - Vera Lynn - We'll meet again (eu sei que já está em vários, mas podia ser usada em outro contexto que não o da segunda guerra mundial).
2 - Dinosaur Jr - Alone (era bom numa cena de tiroteio).
3 - Doiseumimdoisema - Epilético (em qualquer cena, seria a melhor escolha do mundo).
4 - Dolly Parton - Jolene (numa cena de hospital decadente).
5 - Big Star - The Ballad of El Goodo (em um contexto romântico, só que era pra tocar toda, que tem umas mudanças muito bonitas).
6 - Marcelo Birck - Surf Atonal (numa cena de ação).
7 - Big Star / Son Volt - Holocaust (numa cena deprê que nem a que a música descreve).
8 - Neil Young - Don't let it bring you down (numa cena do cara sentado no sofá).
9 - Lee Hazlewood - The Ballad of Lucy Jordan (numa cena de supermercado).
10 - Qualquer versão de "Cavalo Velho" numa cena de sexo.

É isso aí. Boa noite.

Rápido demais da conta

Finalmente chegou o velox na minha casa. Eu já devo ter baixado uns dois giga de Neil Young.

4.3.04

Literatura de banheiro

As pessoas deveriam levar mais a sério o hábito de ler no banheiro. Ou levar mais a sério o fato de que as pessoas têm o hábito de ler no banheiro, e trocar o repertório de revistas. Eu me dei conta disso hoje, quando eu li pela enésima vez uma TPM com o Marcelo Antony na capa que tem no banheiro da bisavó de Júlia. Inicialmente, eu nem acreditei que essa revista ainda estava lá. Mas, como hábito é hábito, peguei e li mais uma vez.

3.3.04

Acabou, tan dan dan

E lá vai a dissertação via DHL para o país de Gales, resolver essa pendenga. Agora o mundo é só alegria.