31.12.03

Já vai tarde

Pra variar, eu estou deprimido com o final do ano. Sempre fico, desde guri. Nesse ano, que foi especialmente ruim, com a honrosa exceção de algumas poucas coisas muito boas, parece que está pior. Mas eu também sei que daqui a pouco passa. Tomara que as outras coisas ruins passem também.

Dessa forma, se alguém me vir por aí comemorando demais o fim de 2003, não estranhe. É que foi muito ruim mesmo.

23.12.03

Tu viu, Papai Noel?

E o fim do ano, irremediavelmente, chegou. As pessoas com quem eu converso estão pensando em suas resoluções de Ano-Novo, e desejando um Feliz Natal pra todos ao vivo e por e-mail. Eu ainda não tive tempo de pensar nas minhas resoluções para o Ano que entra, porque eu estou resolvendo um monte de coisas no final deste ano ainda.

Alugamos um apartamento em Casa Amarela, e a gente se muda amanhã. Vai ser uma mudança rápida e rasteira, até porque a gente ainda não sabe o que cabe no apartamento novo, que é pequeno. Então estamos levando camas, geladeira, fogão, essas coisas que você precisa mesmo. Também instalamos um velox, e quando eu conseguir recomeçar do zero esse computador, acho que vai ser bem decente a minha conexão caseira.

E como eu sei que eu não vou escrever de novo nem tão cedo, eu gostaria de aproveitar esse momento para desejar a todos os visitantes do quadrifonia momentos de alegria e regozijo nesse Natal e Ano-Novo. Que o espírito de fraternidade que se apossa de nós nesses dias continue valendo após a primeira quinzena de janeiro, e que de várias formas o Ano-Novo possa ser melhor do que este que termina. Boas Festas, e não bebam demais.

18.12.03

Pela décima vez

Deve existir um ranking, em algum lugar, enumerando quais são os arquivos mais reutilizados na internet. Hoje eu me lembrei disso quando recebi um e-mail com uma foto da seleção argentina, especificamente uns seis jogadores, numa cobrança de falta onde eles estão fazendo a barreira. Os seis platinos atletas estão fazendo caras e bocas, e também protegendo o saco, no momento em que o jogador do outro time - que eu nunca cuidei de observar qual é - vai chutar a pelota.

Alguém muito esperto pegou essa foto e acrescentou bolsas - dessas de dondoca - nos antebraços dos rapazes, de forma que fica parecendo que a seleção argentina foi às compras. Ou pelo menos essa é a idéia. Um outro esperto no colocou bolsas, mas uma jovem loura pelada, dando a impressão de que nossos vizinhos não gostam muito da fruta.

Eu já recebi ambas as fotos umas trezentas vezes. Essas e uma que tem um urso polar de pernas pro ar, aparentemente depois de levar um baque na neve - com uma placa escrito "slippery when wet" ou coisa parecida. A do helicóptero com um tubarão pulando pra fora da água. Isso sem contar as desgraceiras que o povo manda com foto de criancinha deformada.

Agora me digam uma coisa. O que é que eu faço com tudo isso? A resposta óbvia nem cabe, pois arquivos digitais, intangíveis que são, não podem ser enfiados em lugar nenhum. Passar adiante eu não vou, porque meus amigos não merecem. Ninguém merece. As de criancinha eu faço uma busca rápida pra ver se confere, se a criança e o caso existem mesmo. Nunca dá positivo. Parece que os guris que precisam mesmo nunca aparecem nos meus e-mails.

16.12.03

Só daqui a muito tempo

Hoje eu estava conversando com o Zeca - do Superoutro - que a verdade sobre os nossos tempos só vai ser sabida daqui a muitos anos. Tome como exemplo todas as teorias sobre o desastre de onze de setembro de dois mil e um. Eu já ouvi todo tipo de teoria, das mais cabíveis às mais absurdas, sobre como e porque o acontecido aconteceu. A lista de possíveis culpados e envolvidos no ataque só não inclui Júlia porque ela ainda não tinha nascido. E agora é esse negócio do Saddam. Já disseram que ele já estava preso e também que esse não é ele, mas um dos inúmeros sósias. Vão apelar para o DNA do Ratinho. Mas e se o DNA de referência não for o do Saddam verdadeiro? E se ele era esperto mesmo?

Pensando sobre isso é que eu vejo que, se só hoje estamos descobrindo as verdadeiras cobras e lagartos sobre a ditadura, é provável que só daqui a uns trinta anos a verdade sobre toda essa safadeza venha à tona. Ou então, quem sabe, estamos testemunhando o nascimento de mais um grande mistério da humanidade, feito o assassinato do John Kennedy, a identidade de Jack, o Estripador ou o paradeiro atual do meu Arkology.

14.12.03

O mundo e o Texas

Hoje fomos tocar na capital do Texas. O Texas é o estado da federação que fica acima daquele em que moramos, Pernambuco. Eu não me lembro mais quando nem exatamente porque começamos a nos referir à Paraíba como "O Texas", mas sei que a alcunha colou. Foi aquela diversão de sempre, e o som de hoje foi bastante honesto. O show do Vamoz, que tocou antes de nós, foi muito bom, e o nosso foi uma bosta. Não quero imaginar como estava na frente, mas no palco, ninguém ouviu nada ainda que estivesse tudo muito alto.

Falando em Texas, prenderam o Saddam e o texano que mora na Casa Branca está aproveitando a subida repentina de popularidade para ameaçar o mundo e se animar para a reeleição. Que coisa mais animadora. Por mais que a gente saiba que o poder de um presidente está limitado por todos os lados pelos interesses daqueles que o ajudaram a chegar ao poder, e que esses a gente nem põe nem tira, pelo menos através do sufrágio, a idéia de mais 4 anos de W. Bush me dá vontade de engrossar as fileiras dos exércitos do profeta. Não tem ONU pra embargar isso não?

Essa semana eu vim muito pouco à internet e aparentemente o que eu escrevi nessa minha passagem rápida desapareceu no limbo. Também não li os blogs de ninguém, nem respondi e-mail, foi uma verdadeira bagunça. Mas parece que apareceu um apartamento para irmos morar, acho que essa semana a gente fecha um contrato e tudo mais. Vai ser bacana se isso acontecer mesmo.

E lá vem o Natal. E o fim do ano. Eu não gosto de festas de fim-de-ano, mas estou muito feliz que este vai acabar.

4.12.03

Stupid men on suits and ties

Estou no aeroporto de Brasília aguardando o embarque do meu voo de volta pra Recife. No momento estou testando os serviços do Wi-fi, um sistema de internet sem-fio que a Telemar aparentemente está implantando. Se não for de mentirinha, funciona mesmo, e rápido, e provavelmente vai custar os olhos da cara para nós mortais.

Esse avião não vai cair. Aparentemente, estamos eu, o Marco Maciel, o Ricardo Fiúza e o Humberto Costa todos na mesma aeronave, que está atrasada em mais ou menos duas horas. É muito vaso ruim pra quebrar de uma vez só, então eu estou tranquilo. Mas acho que o Ricardo Fiúza compra sempre duas passagens em companhias diferentes, pra se safar desses incômodos, com nosso precioso dinheiro. Vamos ver.

Por uma conjunção de fatores dessas que acontecem comigo volta e meia, eu tenho só dois reais no bolso, e vou precisar comer alguma coisa até a hora do embarque. Eu pensei em pedir a um desses digníssimos senhores que pague uma refeição pra mim. Afinal de contas eu votei no Lula, então o Humberto deve uma parte - infinitesimal, mas uma parte - do salário dele pra mim. Eu pago os impostos que pagam as passagens de avião com que eles voam de Pernambuco pra Brasília várias vezes por mês.

Mas não vou pedir ao Marco Maciel nem fudendo. Ele manda cartões postais pra minha casa todo ano, e ele nem sabe quem eu sou. Imagina se eu fico devendo um favor, por mais direito que eu tenha, pra ele. Talvez ele queira que eu retribua nas próximas eleições, e eu detestaria ter que faltar com a minha palavra.

3.12.03

Quero ir pra casa

Minha filha está com febre e eu não posso fazer nada.

2.12.03

A falta de acentos é um negócio muito chato

E quem ler este texto vai se perguntar "se ele diz isso, como eu estou lendo os acentos e tudo mais?". Estou dando um jeito. Quando precisa, eu dou um ctrl+c / ctrl+v de algum outro texto aqui do blogs. Não é muito prático, mas eu prefiro isso a escrever "eh" e deixar palavras inteiras sem acento algum. Fica muito feio.

Mas o que eu ia falar mesmo é que quando eu era adolescente, coisa que acabou já se vão quase dez anos, não existia Lan House. Quando a gente resolvia não estudar, o que era algo um tanto comum, as possibilidades eram se embriagar em algum boteco, ou tentar pleitear carícias mais libidinosas com a namorada. Como nenhum dos dois dirigia nem tinha dinheiro, o lugar inevitavelmente era a casa de um ou de outro, e mesmo assim só quando não tivesse mais ninguém. E isso quando tinha namorada, porque antes da fase namoradas você tinha que se contentar com o onanismo puro, simples e solitário.

Também tinham, é claro, gibis, cinema, praia. Hoje em dia, aqui onde eu estou escrevendo, parece que não existe nada disso. Tudo bem que na capital paraense não tem nem praia de rio, mas mesmo assim tem cinema. Eu fui, outro dia. Mas os guris daqui que têm namorada trazem a garota pra Lan House. Tem cabimento um negócio desses? Se eu não estivesse tão liso nesse momento da minha vida, eu tomaria a iniciativa de ir até a banca do outro lado da rua, comprar uma pilha de revistas de putaria, e distribuir gratuitamente pra rapaziada: "Pessoal, isso aqui é um processo meio antiquado, mas acho que vocês provavelmente vão se divertir. Usem com cautela pra não crescer cabelo na mão. E os dois pombinhos aí no canto, tem esse guia de posições diversas para vocês experimentarem...".

Acho que essa seria realmente uma boa ação, assim, pro futuro desses meninos. Pois o que eu estou assistindo aqui é meio desesperador, uma quantidade considerável de jovens cujo principal passatempo não oferece muito mais emoção do que gritar impropérios entre si enquanto se degladiam num cenário virtual. Que falta uma punhetinha não faz...

1.12.03

Antes da soneca

O disco do Mombojó está disponível para audição no site da banda, e nesse disco eu gravei as baterias. Metade das músicas foi produzida por Leo e Will, a outra por Igor Tavarez de Natal, e o disco como um todo ficou muito bom. Ouçam, e comprem, tudo mais.

No meio desse muda-muda de hotel, eu ainda não consegui lavar uma peça de roupa sequer. Ainda bem que vocês estão aí longe de mim, porque em breve a situação vai ficar feia mesmo. Pelo menos uma camisa limpa pra viajar na quinta eu estou guardando...